Contagiante, envolvente, vigorosa e ao mesmo tempo doce. Assim podemos resumir a voz de Ana Costa, um canto de passarinho brejeiro que ecoa pelas noites cariocas. Uma palavra somente traduz a personificação da cantora: C-A-R-I-O-C-A-H-O-L-I-C, mas poderíamos também chamá-la de “cantora das noites da Lapa”. Nossa equipe foi recebida pelo dedilhar do samba em acordes graciosos no estúdio da cantora em Copacabana, no Rio de Janeiro.Se o samba traduz a alma do povo, Ana canta e interpreta como ninguém o interior de cada um, em canções como Presente de Deus (Alceu Maia e Fred Camacho), Raças Brasil(Luiz Carlos da Vila/Carlos Senna/ Lourenço) e Olhos Felizes (Marina Lima e Antônio Cícero), dentre tantas outras.
Martinho da Villa, Zélia Duncan, Elza Soares e Beth Carvalho são inspirações de peso para Ana, que, através de parcerias tão gratificantes, tornou-se tão querida e reconhecida neste mundo de tradição que é o samba.
Fazendo nossas as palavras dos queridos compositores Marceu Vieira e Tuninho Galante, “Ana Costa, a cantora que todo mundo gosta” afina o Andante desta semana.
Aproveito também o momento para roubar uma cadeira do boteco do amigo Marceu lá do Globo Online para colocar numa das mesas deste meu boteco um tanto itinerante. Eis aqui uma merecida homenagem a Ana Costa, que segundo o dono daquele boteco, com o qual concordo plenamente, já não cabe mais na Lapa, onde floresceu..."Virou cantora do Brasil". Entra lá no Marceu na Lapa e não deixa de ouvir as duas músicas na voz de Ana Costa, uma, a "Blues de Menina", está em seu primeiro disco solo "Meu Carnaval" e a outra, "Geral" foi gravada no show de estréia dos autores da música, fala Marceu Vieira e Tuninho Galante! É pra aquecer antes do programa...
Serviço:
Andante com Ana Costa
Terça-feira - 1/04/2008 - 21h
Sábado - 5/04/2008 - 16h
Não perca toda terça-feira, 10h30 da manhã, um Andante antigo no ar!