terça-feira, 3 de junho de 2008

Regional Carioca, novo em folha!

Quero reestrear este blog em grande estilo, com uma grande indicação. É o Regional Carioca, grupo de choro aqui do Rio formado por novos grandes chorões da nossa música. É a renovação do choro com preservação da identidade, da marca original deste gênero centenário. Ana Rabello, talentosíssima, filha de Luciana Rabello e Paulo César Pinheiro, cavaquinista como a mãe é a representante feminina do grupo que também conta com o irmão, o violonista Julião Pinheiro, o bandolinista Tiago Souza, filho de Ronaldo do Bandolim, o violonista Rafael Mallmith e o percussionista Marcus Thadeu. Quando entrevistei o conjunto Época de Ouro, que era regional do Jacob do Bandolim e existe até hoje, eles realmente falaram, principalmente o Bruno Rian, que no choro, a tradição passa de pai pra filho. Esta é a prova, mas que também conta com nomes de peso que estão certamente iniciando a tradição em suas famílias.

Este CD de estréia é muito curioso. Todas as composições são de Joventino Maciel, que até então eu desconhecia, não fosse pelo talento destes novos chorões. Joventino nasceu em Campos (RJ) mas morou grande parte da sua vida em Rio Bonito, também no estado do Rio. Participou de rodas de choro com o mestre Jacob do Bandolim e Pixinguinha . Quem conta esta e outras histórias é Ronaldo do Bandolim, na abertura do encarte do disco, que tomo a liberdade de transcrever aqui:

"No final dos anos 60 tive a honra de conhecer e conviver com este grande músico e compositor, Joventino Maciel (03/05/1926 - 01/10/ 1993), entre as cidades de Niterói e Rio Bonito (RJ), onde constantemente visitava seus ensaios, e esta amizade durou até a morte. Grande conhecedor do choro, evidenciou sua arte ainda em Campos (RJ) onde nasceu e viveu por certo período até mudar-se para Rio Bonito. Participou de rodas de choro com Jacob do Bandolim (que selecionou 30 de suas músicas e gravou o choro Cadência) e Pixinguinha que propôs o nome do choro Mexeriqueiro, que lhe havia mostrado em companhia do bandolinista Déo Rian.

Apesar de bandolinista e lider de seu conjunto Reminiscências, que participou de vários festivais de choro, dominava como poucos o cavaquinho e o violão. Este conjunto hoje é liderado pelo seu filho Ricardo Maciel, também excelente bandolinista, que muito tem feito pela preservação e divulgação da obra de seu pai, contando sempre com a ajuda do irmão de Joventino, o violonista Walter Maciel.

Poucos anos antes de falecer, propus a Joventino ajudá-lo escrevendo parte de sua vasta obra, com o objetivo de preservá-la, dada sua grande beleza e valor. Compôs mais de duzentas músicas, todavia consegui escrever pouco mais de cem. A partir desta listagem, foi escolhido o repertório deste primeiro CD do Regional Carioca.

O grupo é produzido pela Joaninha Produções, de Joana Cunha, competente produtora musical aqui do Rio, e que disponibilizou três faixas do disco de estréia do Regional Carioca."

Tomo a liberdade de também disponibilizar as músicas aqui para você, já que duas delas foram batizadas por ninguém mais ninguém menos que Jacob do Bandolim e Pixinguinha:





Leia também a benção de Paulo César Pinheiro sobre o grupo, que está no encarte do CD e no site da Acari Records, gravadora pela qual saiu o disco.

Turma nova na parada. Mocidade provando que o choro não é coisa antiga, é obra eterna. Juventude tocando muito além dos dois acordes convencionais do imbecilizado padrão pop internacional.Meninada mostrando que o conhecimento, herdado dos velhos mestres, e seu aprofundamento, eleva o espírito, enriquece o acervo cultural de seu país e enobrece a alma humana. Garotada optando conscientemente pela sabedoria do som intemporal e recusando com fibra e valentia a sedução mentirosa do mercado.Moçada começando ja, em seu primeiro CD, a mergulhar no baú os esquecidos, recuperando para o Brasil um compositor, até mesmo de tradicionais chorões, quase desconhecido: o fluminense Joventino Maciel.Rapaziada que sabe o que quer, conhece o que toca, ama o canto de sua terra e prossegue a História. Geração que dá orgulho em quem manteve acesa a tocha que vem passando de mão em mão no Panteon da verdadeira música brasileira.Sangue novo na Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Benvindo, Regional Carioca! E que meu santo parceiro Pixinguinha os abençoe e os proteja!

Amém!
Paulo Cesar Pinheiro

Nenhum comentário: