quarta-feira, 2 de julho de 2008

Moyseis Marques - Um Andante do Samba


Conforme prometi estou postando aqui mais um programa Andante, que agora, no meu período de licença-maternidade vai deixar este blog com um belo acervo.

Quando resolvemos fazer este programa, nós passeamos pela Lapa, pela Gamboa, pela Muda e, de camisa listrada, saímos por ai perguntando onde se encontrava um bom samba no Rio de Janeiro. Responderam que tinha um garoto da Vila da Penha que estava dando o que falar. É Moyseis Marques, que até os dezessete anos não tinha se interessado pelo samba, tirou o anel de doutor e adotou os pagodes, tacos de sinuca e a noite da Lapa.

Com sua voz, caneta e violão entrou para o Forró na Contramão. Dali foi para o Xaxados e Perdidos e para o consagrado grupo de samba Casuarina. Com o Tempero Carioca, seu primeiro grupo de samba, caiu de nas graças de grandes sambistas como Luiz Carlos da Vila, Walter Alfaiate, Nei Lopes, Wilson Moreira entre outros.

O encontro andante foi na Livraria Folha Seca, no Centro do Rio e referência da boa música e literatura brasileiras, e Moyseis recheou o programa de boas histórias, como a que emocionou Aldir Blanc, tocando a música “Imperial”, além de sua aventura pelo mundo da química e do teatro. Moyseis fala também sobre seu novo disco, que é uma passagem por todas as épocas so samba. Além de composições próprias, encaixa perfeitamente canções de autoria de Paulo César Pinheiro ("Nomes da favela") e Dona Ivone Lara ("Minha verdade"), Gordurinha ("Meu enxoval" e "O vendedor de caranguejo"), Geraldo Jacques ("Falsa patroa") e outros sambistas consagrados.

Não posso deixar de agradecer aqui o Rodrigo, da Livraria Folha Seca, sempre apoiando a música, o Júlio Moura, que me proporcionou conhecer o talento do Moyseis em uma coletiva de imprensa no Carioca da Gema, e Bárbara Hadock Lobo, produtora de Moyseis, que deu a maior força no dia da gravação.

Assista aqui!

Programa Andante - Entrevista Moyseis Marques - Parte 1:
http://www.youtube.com/watch?v=RkpMomA1TKc

Programa Andante - Entrevista Moyseis Marques - Parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=P2WjPk8INpE

Programa Andante - Entrevista Moyseis Marques - Parte 3:
http://www.youtube.com/watch?v=17rxcw2jd3I

5 comentários:

Vanessa disse...

Parabéns Priscila! O Blog está lindo. É uma bela iniciativa, mais um canal de divulgação para a música brasileira. Parabéns a você e a sua equipe, que com muita determinação e gingado incansável, leva adiante essa aventura de produzir o ANDANTE.

Priscila Steffen disse...

E quero lembrar também que se não fosse você apostar nesta loucura, nada disso teria acontecido! O mínimo que posso dizer para você é muito obrigado!

Eduardo Goldenberg disse...

Ôba! Salve, Priscila, parabéns pela belíssima iniciativa. Que dê frutos, muitos, que vingue e cresça cada vez mais. Já, já vou dar a dica lá no BUTECO. Beijo e seja bem chegada ao mundo dos blogs, fundamental para divulgação das nossas coisas...

Anônimo disse...

O Blog tá demais, Pri! Parabéns, mesmo! Beijo!

Unknown disse...

Parabéns Priscila!!
e valeu pela matéria!!!
sucesso!
Barbara Haddock Lobo :)