quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Os mais vistos no You Tube

Depois deste tempo de licença-maternidade, estou dando uma geral em tudo o que produzi até então. Dos vídeos que estão no You Tube (ainda faltam pelo menos postar mais 40 programas!) fui ver quais foram os mais assistidos. Olha que bacana a estatística:

Entrevista com Chico Chagas - 1.799 views

Entrevista com Mart´nália - 650 views

Entrevista com Teresa Cristina - 565 views

Entrevista com Mauro Senise - 429 views

Entrevista com Cristina Braga - 382 views

Para assistir, dá uma passadinha no canal do programa no You Tube: www.youtube.com/programaandante

Tem também entrevistas com Francis Hime, Nicolas Krassic, Marceu Vieira e Tuninho Galante, Nadinho da Ilha, Marcos Sacramento e muitos outros. Em breve vou postar a entrevista que fiz com Leci Brandão.

Quatro meses se passaram...

Quatro meses se passaram da minha última postagem aqui no blog. Não é abandono não. Meu primeiro filho estava lindamente tomando todo o meu tempo. Nasceu em 5 de julho, ouve muita música e neste momento em que escrevo está no meu colo olhando atentamente cada letra que teclo. É atento! As folhas já fazem parte da vida dele! Temos uma mini floresta no canteiro de casa, sempre que posso, levo ele para a natureza. Praia? Todos os dias...um passeio pelo calçadão..Não, não é apenas por corujice que estou falando tudo isso e sim porque um filho renova a nossa vida, nossos desejos, nossos desafios e nossas ambições. Ele me dá sim mais vontade ainda de trocar com você, leitor, os programas que fiz com ele na barriga ou até mesmo antes. Então, cumpro agora minha promessa e posto aqui a entrevista que fiz com a super cantora Marcela Mangabeira, que tem o seu disco de estréia, "Simples" entre os 10 mais vendidos no Japão. Marcela, que adora correr na praia e tem uma família musical - é casada com Márcio Menescal, do Bossacucanova e filho de Roberto Menescal, escolheu um dos lugares mais lindos do Rio para esta entrevista: o Forte de Copacabana.

Entrevista Marcela Mangabeira - Parte 1:

Entrevista Marcela Mangabeira - Parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=gMQ1hodHvh0

Entrevista Marcela Mangabeira - Parte 3:

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Para deixar bem claro:

Meu período de licença maternidade terminou e com isso meu contrato com a UERJ foi desligado, não foi renovado porque todas as renovações anteriores já tinham sido feitas e o tempo máximo que se pode trabalhar como prestador de serviço, teoricamente, é 3 anos. Eu conheço casos em que pessoas estão a mais tempo, mas enfim, lei é lei. Por isso, quero dizer que não estou mais à frente do Andante, mas continuo aqui postando os vídeos que todos vêm pedindo através dos e-mails e também para compartilhar a música brasileira, que merece ser espalhada por terra, céu e mar. Qualquer programa que seja assistido onde eu não esteja à frente, fazendo a entrevista, não é de minha responsabilidade.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Moyseis Marques - Um Andante do Samba


Conforme prometi estou postando aqui mais um programa Andante, que agora, no meu período de licença-maternidade vai deixar este blog com um belo acervo.

Quando resolvemos fazer este programa, nós passeamos pela Lapa, pela Gamboa, pela Muda e, de camisa listrada, saímos por ai perguntando onde se encontrava um bom samba no Rio de Janeiro. Responderam que tinha um garoto da Vila da Penha que estava dando o que falar. É Moyseis Marques, que até os dezessete anos não tinha se interessado pelo samba, tirou o anel de doutor e adotou os pagodes, tacos de sinuca e a noite da Lapa.

Com sua voz, caneta e violão entrou para o Forró na Contramão. Dali foi para o Xaxados e Perdidos e para o consagrado grupo de samba Casuarina. Com o Tempero Carioca, seu primeiro grupo de samba, caiu de nas graças de grandes sambistas como Luiz Carlos da Vila, Walter Alfaiate, Nei Lopes, Wilson Moreira entre outros.

O encontro andante foi na Livraria Folha Seca, no Centro do Rio e referência da boa música e literatura brasileiras, e Moyseis recheou o programa de boas histórias, como a que emocionou Aldir Blanc, tocando a música “Imperial”, além de sua aventura pelo mundo da química e do teatro. Moyseis fala também sobre seu novo disco, que é uma passagem por todas as épocas so samba. Além de composições próprias, encaixa perfeitamente canções de autoria de Paulo César Pinheiro ("Nomes da favela") e Dona Ivone Lara ("Minha verdade"), Gordurinha ("Meu enxoval" e "O vendedor de caranguejo"), Geraldo Jacques ("Falsa patroa") e outros sambistas consagrados.

Não posso deixar de agradecer aqui o Rodrigo, da Livraria Folha Seca, sempre apoiando a música, o Júlio Moura, que me proporcionou conhecer o talento do Moyseis em uma coletiva de imprensa no Carioca da Gema, e Bárbara Hadock Lobo, produtora de Moyseis, que deu a maior força no dia da gravação.

Assista aqui!

Programa Andante - Entrevista Moyseis Marques - Parte 1:
http://www.youtube.com/watch?v=RkpMomA1TKc

Programa Andante - Entrevista Moyseis Marques - Parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=P2WjPk8INpE

Programa Andante - Entrevista Moyseis Marques - Parte 3:
http://www.youtube.com/watch?v=17rxcw2jd3I

terça-feira, 3 de junho de 2008

Regional Carioca, novo em folha!

Quero reestrear este blog em grande estilo, com uma grande indicação. É o Regional Carioca, grupo de choro aqui do Rio formado por novos grandes chorões da nossa música. É a renovação do choro com preservação da identidade, da marca original deste gênero centenário. Ana Rabello, talentosíssima, filha de Luciana Rabello e Paulo César Pinheiro, cavaquinista como a mãe é a representante feminina do grupo que também conta com o irmão, o violonista Julião Pinheiro, o bandolinista Tiago Souza, filho de Ronaldo do Bandolim, o violonista Rafael Mallmith e o percussionista Marcus Thadeu. Quando entrevistei o conjunto Época de Ouro, que era regional do Jacob do Bandolim e existe até hoje, eles realmente falaram, principalmente o Bruno Rian, que no choro, a tradição passa de pai pra filho. Esta é a prova, mas que também conta com nomes de peso que estão certamente iniciando a tradição em suas famílias.

Este CD de estréia é muito curioso. Todas as composições são de Joventino Maciel, que até então eu desconhecia, não fosse pelo talento destes novos chorões. Joventino nasceu em Campos (RJ) mas morou grande parte da sua vida em Rio Bonito, também no estado do Rio. Participou de rodas de choro com o mestre Jacob do Bandolim e Pixinguinha . Quem conta esta e outras histórias é Ronaldo do Bandolim, na abertura do encarte do disco, que tomo a liberdade de transcrever aqui:

"No final dos anos 60 tive a honra de conhecer e conviver com este grande músico e compositor, Joventino Maciel (03/05/1926 - 01/10/ 1993), entre as cidades de Niterói e Rio Bonito (RJ), onde constantemente visitava seus ensaios, e esta amizade durou até a morte. Grande conhecedor do choro, evidenciou sua arte ainda em Campos (RJ) onde nasceu e viveu por certo período até mudar-se para Rio Bonito. Participou de rodas de choro com Jacob do Bandolim (que selecionou 30 de suas músicas e gravou o choro Cadência) e Pixinguinha que propôs o nome do choro Mexeriqueiro, que lhe havia mostrado em companhia do bandolinista Déo Rian.

Apesar de bandolinista e lider de seu conjunto Reminiscências, que participou de vários festivais de choro, dominava como poucos o cavaquinho e o violão. Este conjunto hoje é liderado pelo seu filho Ricardo Maciel, também excelente bandolinista, que muito tem feito pela preservação e divulgação da obra de seu pai, contando sempre com a ajuda do irmão de Joventino, o violonista Walter Maciel.

Poucos anos antes de falecer, propus a Joventino ajudá-lo escrevendo parte de sua vasta obra, com o objetivo de preservá-la, dada sua grande beleza e valor. Compôs mais de duzentas músicas, todavia consegui escrever pouco mais de cem. A partir desta listagem, foi escolhido o repertório deste primeiro CD do Regional Carioca.

O grupo é produzido pela Joaninha Produções, de Joana Cunha, competente produtora musical aqui do Rio, e que disponibilizou três faixas do disco de estréia do Regional Carioca."

Tomo a liberdade de também disponibilizar as músicas aqui para você, já que duas delas foram batizadas por ninguém mais ninguém menos que Jacob do Bandolim e Pixinguinha:





Leia também a benção de Paulo César Pinheiro sobre o grupo, que está no encarte do CD e no site da Acari Records, gravadora pela qual saiu o disco.

Turma nova na parada. Mocidade provando que o choro não é coisa antiga, é obra eterna. Juventude tocando muito além dos dois acordes convencionais do imbecilizado padrão pop internacional.Meninada mostrando que o conhecimento, herdado dos velhos mestres, e seu aprofundamento, eleva o espírito, enriquece o acervo cultural de seu país e enobrece a alma humana. Garotada optando conscientemente pela sabedoria do som intemporal e recusando com fibra e valentia a sedução mentirosa do mercado.Moçada começando ja, em seu primeiro CD, a mergulhar no baú os esquecidos, recuperando para o Brasil um compositor, até mesmo de tradicionais chorões, quase desconhecido: o fluminense Joventino Maciel.Rapaziada que sabe o que quer, conhece o que toca, ama o canto de sua terra e prossegue a História. Geração que dá orgulho em quem manteve acesa a tocha que vem passando de mão em mão no Panteon da verdadeira música brasileira.Sangue novo na Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Benvindo, Regional Carioca! E que meu santo parceiro Pixinguinha os abençoe e os proteja!

Amém!
Paulo Cesar Pinheiro

De volta em novo estilo

Você pode ter notado que no último mês o Blog não foi atualizado. Peço desculpas, mas estava passando por um período de reformulação para podermos afinar as coisas por aqui. Para quem não sabe, nascerá um novo andante neste mundão e estou me preparando para isso. Então, entrei de licença-maternidade e deixei de dirigir e apresentar o programa Andante, porém, quero dar continuidade a este e outros trabalhos aqui com você, leitor. O nome mudou, Folhas e Tons pretende ser este cantinho pra falar de muita música e também de meio ambiente, com o qual trabalho bastante. Vou colocar minhas matérias, abrir para discussões, não vou deixar de colocar os 56 programas que comandei para enriquecer ainda mais esta troca de informações. Então, novinho em folha, nasce agora o Folhas e Tons. Espero que goste!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Paulão 7 Cordas: a história de quem faz histórias

Um grande músico faz samba com uma nota só. Mas Paulão faz samba em cordas, e ainda por cima 7, as que carrega em seu violão. De 29 de setembro de 1958, ele nasceu no bairro do Estácio, região central do Rio de Janeiro, região das mais significativas para a música popular brasileira. Vindo de uma família de instrumentistas, Paulão 7 Cordas entrou muito cedo no universo do samba. Ainda menino, conviveu com grandes compositores da Mangueira, freqüentando os ensaios da bateria de mestre Valdomiro. Um “arteísta” como ele só , Paulão iniciou sua carreira ao lado de Nelson Cavaquinho. Diretor musical, arranjador, produtor e violonista, o músico ainda acumula em seu currículo parcerias com Nelson Sargento, Tantinho da Mangueira, Argemiro da Portela, João Nogueira, Cristina Buarque entre outros. Trabalha como diretor musical de Zeca Pagodinho há pouco mais de 20 anos. Inspirado pelo samba de Noel e outros mestres, Paulão recebeu o Andante em um estúdio pertinho de sua casa, na Glória, no Rio de Janeiro, para falar de sua trajetória de vida e carreira. E é na melodia das notas das sete cordas de seu violão que o Andante desta semana caminha para contar como tudo começou.

Serviço:
Andante com Paulão 7 Cordas
Terça-feira - 28/04/2008 - 21h
Sábado - 3/05/2008 - 16h
Não perca toda terça-feira, 10h30 da manhã, um Andante antigo no ar!

Texto: Brena Messias e Priscila Steffen

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Daniel Gonzaga traz o urbano e os ritmos nordestinos para o Andante desta semana

Primeiro foi o avô que encantou com sua sanfona e seu baião inesquecíveis. Depois foi o pai, que, com seu canto de protesto, levantou platéias de todo o Brasil. Para não quebrar a tradição, Daniel Gonzaga resolveu trilhar o mesmo caminho e o resultado de mais um belo trabalho está em “Comportamento Geral”.

“Essa obra não é um tributo, não é uma homenagem, não é tristeza, nostalgia ou saudade do meu pai. É uma releitura de algumas músicas e onde eu apresento músicas não tão conhecidas dele também”. "Tá no sangue”, diz Daniel recebeu nossa equipe com muito carinho em uma simpática casinha no bairro das Laranjeiras, zona Sul do Rio de Janeiro, reduto dos fluminenses apaixonados, para falar daquilo que mais gosta de fazer: cantar e compor. Com os ritmos nordestinos do avô, herdados para revelar sua maior inspiração, e as palavras do pai, de sua voz ressoam letras ácidas de protesto, com muita personalidade e pura poesia.
Música de protesto com muita originalidade. Assim definimos “Comportamento Geral”. Para os amantes da família “Gonzaga”, um excelente
aperitivo para aqueles que adoram viajar no tempo, seja ele ontem, hoje ou amanhã... É neste clima de nostalgia que embarcamos no Andante dessa semana. Temos certeza que você vai adorar.

Serviço:
Andante com Daniel Gonzaga
Terça-feira - 15/04/2008 - 21h
Sábado - 19/04/2008 - 16h
Não perca toda terça-feira, 10h30 da manhã, um Andante antigo no ar!

Texto: Brena Messias e Priscila Steffen

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Marco André traz a Amazônia para o Andante desta semana

Um pedacinho do Pará em pleno Rio de Janeiro. É esta é sensação que temos quando conversamos com Marco André. Ele nos dá a impressão de que a Amazônia é logo ali e, com a sua voz, faz a gente embarcar em uma gostosa viagem de batidas, suíngue e cultura regional. Em um bate-papo onde só faltou o açaí, ele falou da sua vida, de seu trabalho, da terrinha e de sua vinda para o Rio de Janeiro, cidade que adotou como morada há 28 anos. “Sou um parioca” (mistura de paraense com carioca), assim, Marco se define.

“Sou engenheiro por formação, mas quando novo, sempre havia em mim esta vontade de ser cantor. Quando vim pro Rio tentar a carreira, vim também cheio de cartas de recomendação na mala, caso a profissão de artista não desse certo. Ia pras entrevistas nas construtoras rezando pra dar tudo errado, pois pode ser engraçado, mas um não na carreira de engenheiro eu encarava como uma motivação para investir ainda mais na carreira de cantor. E graças a Deus, tudo deu errado, ou melhor, deu tudo certo, né!”.

Bom para o Marco, bom para nós, que podemos através de sua arte que deu certo, nos embrenhar pela cultura nortista. “Beat Iú”, seu mais novo trabalho, é um mix de tradições com a música eletrônica da contemporaneidade. Mistura esta que já fora bastante forte em “Amazônia Groove”, seu trabalho anterior. A proposta do “Beat Iú” é de um carimbó acrescentado de batidas cantadas por guitarras, percussão e um mundo de recursos que resulta num som gostoso e que faz surgir em nós aquela coceirinha no pé, aquela vontade boa de dançar.
Não deixe de aproveitar o Marco André no Andante desta semana. Vai dar vontade de tomar o açaí, o tacacá e de dançar carimbó exageradamente.

Serviço:
Andante com Marco André
Terça-feira - 8/04/2008 - 21h
Sábado - 12/04/2008 - 16h
Não perca toda terça-feira, 10h30 da manhã, um Andante antigo no ar!

segunda-feira, 31 de março de 2008

Ana que dá samba: no Andante desta semana

Contagiante, envolvente, vigorosa e ao mesmo tempo doce. Assim podemos resumir a voz de Ana Costa, um canto de passarinho brejeiro que ecoa pelas noites cariocas. Uma palavra somente traduz a personificação da cantora: C-A-R-I-O-C-A-H-O-L-I-C, mas poderíamos também chamá-la de “cantora das noites da Lapa”. Nossa equipe foi recebida pelo dedilhar do samba em acordes graciosos no estúdio da cantora em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Se o samba traduz a alma do povo, Ana canta e interpreta como ninguém o interior de cada um, em canções como Presente de Deus (Alceu Maia e Fred Camacho), Raças Brasil(Luiz Carlos da Vila/Carlos Senna/ Lourenço) e Olhos Felizes (Marina Lima e Antônio Cícero), dentre tantas outras.

Martinho da Villa, Zélia Duncan, Elza Soares e Beth Carvalho são inspirações de peso para Ana, que, através de parcerias tão gratificantes, tornou-se tão querida e reconhecida neste mundo de tradição que é o samba.

Fazendo nossas as palavras dos queridos compositores Marceu Vieira e Tuninho Galante, “Ana Costa, a cantora que todo mundo gosta” afina o Andante desta semana.

Aproveito também o momento para roubar uma cadeira do boteco do amigo Marceu lá do Globo Online para colocar numa das mesas deste meu boteco um tanto itinerante. Eis aqui uma merecida homenagem a Ana Costa, que segundo o dono daquele boteco, com o qual concordo plenamente, já não cabe mais na Lapa, onde floresceu..."Virou cantora do Brasil". Entra lá no Marceu na Lapa e não deixa de ouvir as duas músicas na voz de Ana Costa, uma, a "Blues de Menina", está em seu primeiro disco solo "Meu Carnaval" e a outra, "Geral" foi gravada no show de estréia dos autores da música, fala Marceu Vieira e Tuninho Galante! É pra aquecer antes do programa...

Serviço:
Andante com Ana Costa
Terça-feira - 1/04/2008 - 21h
Sábado - 5/04/2008 - 16h
Não perca toda terça-feira, 10h30 da manhã, um Andante antigo no ar!

quinta-feira, 27 de março de 2008

A hora e a vez de Mart´nália

O Andante do dia 25 de setembro de 2007 recebeu uma carioca de muitos ritmos: Mart'nália. Filha de Martinho da Vila e Anália Mendonça, a cantora nasceu na música. Começou a carreira muito cedo como backing vocal nas apresentações do pai, logo depois se tornou percussionista de artistas e bandas famosas. Apadrinhada por Caetano Veloso, e produzida por Maria Bethânia, hoje já tem cinco discos como cantora.

Nascida em Vila Isabel, Mart'nália sempre teve contato com mundo do samba, mas nem por isso deixou de reinventar o gênero e passear por todos os estilos. Durante o programa, a cantora contou histórias de quando era criança e andava pelas rodas de samba com o pai. Dona de uma musicalidade invejável, toca percussão, violão e piano. Apesar da agenda repleta de shows, Mart´nália ainda arruma tempo para ensaiar e tocar com os ritmistas da sua escola do coração: Unidos de Vila Isabel.

Simpática e descontraída, Mart'nália falou das parcerias com Zélia Duncan (quem gosta de chamar de ZD), Ana Carolina, Moska e Chico Buarque. O Andante apresentou trechos do novo DVD da cantora, gravado em Berlim. O show foi beber da fonte no CD "Menino do Rio", lançado em fevereiro do ano passado. No palco estão também sua irmã Analimar Ventapane (backing vocal e percussão), Alfredo "Doca" Machado (violão), Jorge Ailton (baixo e vocal), Menino Ovídio (cavaquinho e percussão), Cassiano (percussão), Jr. Crispin (percussão) e Macaco Branco (percussão).

A T´nália foi imperdível, indico o disco e DVD dela - Mart´nália em Berlim.
Fotos de Jonatas Castório, o fotógrafo Andante voluntário!
Assista aqui o Andante com Mart´nália. É só clicar no link e cair direto no YouTube.

Entrevista Mart´nália - programa Andante - Parte 1:
http://www.youtube.com/watch?v=-8mpTLrF-zo

Entrevista Mart´nália - programa Andante - Parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=ee-LfUF0Cj8

Entrevista Mart´nália - programa Andante - Parte Final (3a):
http://www.youtube.com/watch?v=jxkIta8dtas

Entrevista Mart´nália - programa Andante - Parte Final (3b):
http://www.youtube.com/watch?v=79bLeNB8rsM

E aqui, um bônus: a equipe que virou fã!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O samba carioca de Marceu Vieira e Tuninho Galante

O Andante desta semana está diferente. O show é por conta de dois compositores de primeira. Marceu Vieira é jornalista, compositor e parceiro de Tuninho Galante, produtor musical dos feras, que faz as melodias e quem, segundo Marceu, muitas vezes inspira as letras inteligentes e humoradas da dupla. Fui até o estúdio de Galante, em Ipanema, onde, vejam só, até uma árvore, um cedro-rosa (no meio da Visconde de Pirajá, selva de prédios..) desfila imponente e enche a janela do estúdio de inspiração. O cedro-rosa já ganhou até uma música, que em breve vou disponibilizar aqui o mp3 para você ouvir. O papo com Marceu e Galante foi repleto de Rio de Janeiro, de alma carioca, de cara do carioca e de reflexões sobre tom das composições deles, que já passam de cem! Eles falam de coisas que nos lembram Noel Rosa logo na primeira impressão, narram fatos e histórias que geralmente não estão nas músicas, mas com o grande detalhe de serem desta nova geração que nos enche de orgulho de ser brasileiros...O interessante é que os dois nasceram no mesmo lugar, frequentaram a mesma universidade, mas só se conheceram no lendário Bip Bip, do querido Alfredinho, em Copacabana. Estas e outras histórias você vê no Andante.

Amanhã, terça-feira, dia 19, você pode assistir o programa pela TV, pelo Canal 16 da Net Rio, às 21h, e no sábado, dia 23, às 16h.

Se você não está no Rio de Janeiro ou não vai poder assistir a entrevista na TV, assista aqui, em primeira mão, com o link direto para o You Tube. É só escolher a parte e clicar.

Vida longa ao samba!

Marceu Vieira e Tuninho Galante - entrevista Programa Andante - Parte 1:
http://www.youtube.com/watch?v=GNNxCS0YisM

Marceu Vieira e Tuninho Galante - entrevista Programa Andante - Parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=ZY0Tr9q8nqM

Marceu Vieira e Tuninho Galante - entrevista Programa Andante - Parte Final:
http://www.youtube.com/watch?v=m4r-GnWgaS4

**programa exibido em 04/12/2007

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Carnaval em Curitiba?

Isso mesmo!! Para você que está neste "verão" curitibano (como eu, que estarei até quinta), não pode perder o grito de carnaval em Curitiba! Dizem que por aqui não tem carnaval, mas eu garanto que pelo menos o grito é dos bons! É neste boteco da foto ao lado, aconchegante e um dos poucos lugares na cidade sede da boa música popular brasileira. Ao Distinto Cavalheiro é assim, pequeno, super ajeitadinho e...clássico até o grito! Se você está aqui na fria Curitiba ou de passagem, vale dar um pulo lá. Eu estarei a caminho do Rio, desejando toda a boa sorte e que a vizinhança também comemore, ao invés de reclamar...Vai ter uma banda animando os foliões com sambas e marchinhas. Afinal de contas, este grito já é tradição! A dica é do colega Luigi Poniwass, jornalista da Gazeta do Povo.

Grito de Carnaval Ao Distinto Cavalheiro
Dia 31/01 - quinta-feira
a partir das 19h
Endereço: esquina das Ruas Saldanha Marinho e Visconde do Rio Branco

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ney Conceição no Mistura Fina

No dia 29 de janeiro você não pode perder o show do Ney Conceição. Este paraense é sem dúvida um dos maiores contrabaixistas de todos os tempos. Um fera da nossa música, um orgulho nacional...Eu já entrevistei ele no Andante e em breve (assim que passar o programa para DVD) vou disponibilizar aqui no site. Mas se você estiver passando pelo Rio, dá um pulo lá no Mistura. Ainda não fui no novo local da casa, mas com a vista do mar de Ipanema acho bem difícil que não seja, no mínimo, uma delícia. Ele está comemorando nada menos do que 20 anos de carreira. Vale conferir!

Show do Ney Conceição
Dia 29 de janeiro
- 21h
Mistura Fina - Av. Rainha Elizabeth, 769 (esq. Av. Vieira Souto)
Informações: (21) 2523-1703
R$25,00

Participações confirmadas:
- Leny Andrade
- João Donato
- Fátima Guedes
- Robertinho Silva
- Nelson Faria
- Zé Roberto Bertrami

domingo, 20 de janeiro de 2008

Cidade Formosa!



Hoje, dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa que adotei com todo meu coração.

Para comemorar, nada melhor que um samba sugerido pelo meu querido companheiro, de sambas, andanças, mares e mudanças...afinal, hoje é domingo...

Domingo

Samba-enredo União da Ilha (Aurinho da Ilha, Ione do Nascimento, Ademar Vinhaes, Waldir da Vala)

Ano: 1977

Vem amor
Vem à janela ver o sol nascer
Na sutileza do amanhecer
Um lindo dia se anuncia
Veja o despertar da natureza

Olha amor quanta beleza
O domingo é de alegria
No Rio, colorido pelo sol
As morenas na praia
Que gingam no samba e no meu futebol

Veleiros que passeiam pelo mar
As pipas vão bailando pelo ar
E no cenário de tão lindo matiz
O carioca segue o domingo feliz

Vai o sol e lua atrás do manto
Novas cores, mais encanto
A noite é maravilhosa
E o povo na boite ou gafieira
Esquece da segunda-feira

Nesta cidade formosa
Há os que vão pra mata, pra cachoeira ou pro mar

Mas eu que sou do samba
Vou pro terreiro sambar

Raízes da música brasileira

O Blog do Andante teve a honra de ser convidado a andar pelo Portal Raiz, do qual agora faz parte. Vale a pena passar lá para dar uma olhada. http://revistaraiz.uol.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=229&Itemid=185

Felizes andanças pela parceria! Nossa música, DE RAIZ!

Santa Sexta de samba

E para quem não sabe, toda sexta-feira, tem o ótimo Samba Luzia, às margens da Baía de Guanabara, atrás do aeroporto Santos Dumont, comandado por Moacyr Luz que sempre chama muitos convidados de peso...

Só indo lá pra conferir e depois me dizer o que achou...mas chegue cedo, que é a melhor hora do samba...

Samba na internet então...

Se você está cansado e com preguiça de tanta agitação e folia, com esta programação intensa, de tirar o fôlego, pode ficar aí no sossego de casa tomando nota de coisas interessantes sobre o samba. Está no ar, com novo design, o site http://www.galeriadosamba.com.br/V40/

Vale conferir.

Guia da Folia

Gente, como não consigo colocar aqui todos os blocos que vão sair no carnaval, ou até mesmo agora, - vamos combinar que já é carnaval no Rio - aqui vai uma dica de uma amiga. Endereço com todos os horários e blocos que sairão do final de janeiro até depois do carnaval. Mas fiquem atentos que esses blocos estão ensaiando sempre, antes do final de janeiro...

http://diariodorio.com/dia-e-local-do-desfile-dos-blocos-de-carnaval-2008-do-rio-de-janeiro/#more-2017

Feliz Andanças e vamos dançar!

Você deve estar estranhando porque não escrevi este ano ainda...Pois é, muitas andanças...O Andante está de férias e eu estou neste momento no sul do Brasil. Mas como meus dedos pipocam para escrever aqui no blog e não resisto a dar uma olhadinha em toda esta coisa de carnaval, ensaios, shows, etc..vim aqui para dar algumas dicas para você que também está andando pelo blog. Logo logo estarei no Rio, e prontinha para curtir toda esta folia, com novo andante chegando na barriga e tudo que tem direito! Mas enquanto isso, passo algumas dicas que venho recebendo diariamente...

Para quem está no Rio ou de passagem pela cidade maravilhosa...

Fundição Balanço - Show com Jorge Ben Jor na Fundição Progresso
Abertura: Bangalafumenga
Encerramento: Bateria do Salgueiro
Data: 26 de janeiro / sábado

Baile da Fuzarca!
Alfredo Del-Penho e Pedro Paulo Malta, parceiros de cantoria desde o CD Dois bicudos (2004), trazem para o palco do CCC um baile repleto de marchinhas clássicas, com sucessos de craques do gênero, como Lamartine Babo, Braguinha, Noel Rosa, Haroldo Lobo e João Roberto Kelly. Na banda, um time de especialistas, como Luís Filipe de Lima (violão), Henrique Cazes (cavaquinho), Beto Cazes (percussão), Oscar Bolão (bateria) e Dirceu Leite (sopros), todos companheiros da dupla no musical Sassaricando – e o Rio inventou a marchinha, (de Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral), em cartaz desde janeiro de 2007.

Dia: 23 e 30 de Janeiro
Show: 21h
Preço: 20,00
Local: Centro Cultural Carioca

R. do Teatro, 37 – Praça Tiradentes - Tel: (21) 2252.6468

Bagunça meu coreto
O Bloco, fundado em 2004 por moradores de Laranjeiras e bairros vizinhos, realiza mensalmente uma roda de samba na Praça São Salvador animada pelo grupo "A Troça". Bagunça Meu Coreto faz dois desfiles de Carnaval: - um antes, com sambas-enredo e bateristas de escolas de samba, e outro, durante o Carnaval, ao som de marchinhas executadas por instrumentos de sopro. No dia 29 de janeiro de 2008, o grupo "A Troça" apresentará uma roda de samba no Centro Cultural Carioca para animar a grande festa do Bloco.

Dia: 29 de Janeiro
Show: 21:00h
Preço: 20,00
Local: Centro Cultural Carioca
R. do Teatro, 37 – Praça Tiradentes - Tel: (21) 2252.6468

Teresa Cristina e Grupo Semente
Esta cantora querida dispensa apresentações. Só indo ao show dela para sentir toda a alegria e leveza que seu samba nos traz. Mas cuide e faça uma reserva, porque o show de Teresa é concorridíssimo e lota o CCC há pelo menos uns 3 anos.

Dia: 24 de Janeiro
Show: 21:00h
Preço: 20,00
Local: Centro Cultural Carioca

R. do Teatro, 37 – Praça Tiradentes - Tel: (21) 2252.6468